quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Entrevista Geografia..Prof:Naziano Pantoja Filitola Jr.

1º - Qual sua opniao critica sobre a Hidreletrica de Balbina ?
- Todos sabem que foi um verdadeiro desastre ambiental, que é sentido ate hoje, pra vocês terem uma ideia a hidreletrica de balbina emite 3 toneladas de carbono por megawatt-hora ja em uma térmeletrica a carvao é 10 vezes menor.É impossivel acreditar, que essa construçao exista no Brasil sendo que para uma hidreletrica ser construida ela passa por varias mãos de pessoas inteligentes, engenheiros, ambientalistas que permitiram a cosntrução da tal.Hoje quem sofre não é so o Amazonas e o mundo todo com essa quantidade exagerada de liberaçao de dioxido de carbono.

2º - A Amazônia é muito rica em água doce, qual sera a importâcia para o Brasil no futuro em relaçao a isso?
- No futuro o mundo estara sofrendo com a escazes de agua, e vai ser nesse tempo que o Brasil tera que se aproveitar dos pais ricos, para vender sua agua que sera mas cara que o petroleo e o ouro, pra gerar riquezas e multiplicar a agua, mas como fazer isso ? simples, reaproveitamento da água, ou seja, tecnologia avançada e pra ter essa tecnologia teremos que ter riquezas, e por isso devemos vender o bem mas precioso. Então se pensarmos bem, ja estamos mas do que na hora de começar a reaproveitar, e consumir melhor a agua, pois o futuro que citei esta mas proximo que pensamos.

3º - Qual a importância da Hidreletrica de Belo Monte (PA) para a região Norte?
- Uma grande importancia, pois com a construçao dessa hidreletrica a região norte pode esquecer que um dia podera ter problemas graves com energia eletrica, teremos a segunda maior hidreletrica do pais e a terceira maior do mundo, pra vocês terem ideia da grandiosidade dessa obra. Apesar de indigenas e ambientalistas não estarem satisfeitos com a construçao da hidreletrica o presidente Lula ja autorizou a licitaçao para o inicio das obras.

                           Naziano Pantoja Filitola Jr. (Professor do curso de geografia da UFAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário